segunda-feira, 7 de julho de 2014

RACISMO: NÃO



A Fifa lançou uma campanha na Copa do Mundo do Brasil contra o racismo. Nesse contexto, utilizou a imagem de alguns jogadores de futebol segurando um cartaz com a seguinte frase: "#Say No To Racism", que significa: Diga Não ao Racismo.
O racismo foi responsável por grandes tragédias e injustiças no mundo inteiro como: a escravidão no Brasil, o apartheid na África do Sul, a segregação racial ocorrida nos Estados Unidos, a Segunda Guerra Mundial. O filme "Histórias Cruzadas" mostra claramente a segregação racial norte-americana. Com relação aos campos de concentração presentes na Segunda Guerra Mundial podemos perceber um pouco dessa realidade por meio do filme: "O menino de pijama listrado."
Não importa em que parte do mundo o racismo ocorreu no passado, o que percebe-se é que muitos inocentes foram mutilados, torturados, humilhados ou mortos em nome de uma inexistente superioridade racial. Está na hora de não aceitarmos essa "desculpa" de que há raças superiores. Não existem raças superiores. Todos somos iguais perante Deus, conforme a Declaração Universal dos Direitos Humanos e perante a Constituição Federal de 1988. Então, diga não ao racismo.

Saiba mais:

O Milagre de Mandela
A atual escravidão no Brasil
Pesadelo americano

Nenhum comentário:

Postar um comentário