segunda-feira, 4 de agosto de 2014

COMPORTAMENTO "ANIMAL"


Independente da faixa etária, há sempre um mesmo tipo de comentário a respeito dos animais: "Ah, mas o tubarão é mau, ele come a perna das pessoas", ou "coitadinha da zebra que foi comida pelo leão", e ainda, "morro de medo de cobra, tem que matar mesmo."
O ser humano é a única espécie que tem o dom de raciocinar e de tomar decisões com base em seus pensamentos e convicções. Então, vamos analisar: se um leão mata uma zebra é por necessidade; se um tigre ataca uma pessoa é por pura defesa; se um homem mata um tubarão é por vontade (e muitas vezes, por maldade).
A morte de seres de muitas espécies causada pela ação humana (seja por medo, ganância ou crueldade) desequilibra um ambiente onde estamos inseridos e somos afetados, direta ou indiretamente. Os animais enjaulados ficam estressados por estarem distantes de seus habitats naturais.
Para o ser humano conviver em harmonia com a natureza e seus demais habitantes, falta conhecimento. Mas, acima de tudo, falta respeito.
Não é raro animais silvestres terem sido encontrados nas grandes cidades, causando pânico na população. Eles estão ficando sem espaço para viver. Vamos respeitar a natureza. Trata-se de uma troca. Se ela é respeitada, todos ganham. Então, pare e reflita.

Saiba mais:

Menino atacado por tigre em zoológico tem o braço amputado
Inquérito apura responsabilidade em caso de garoto atacado por tigre
Menino atacado por tigre pediu para que não matasse o animal, diz pai
Tigre que atacou menino em zoológico sai do isolamento

Evelyne Moreira
Professora de Biologia
Objetivo Jardim Japão

Nenhum comentário:

Postar um comentário